sexta-feira, 27 de março de 2009

O incêndio no Pise Na Grama

1º ATO
O INCÊNDIO NO PISE NA GRAMA

Era ano de 2006 quando nós, uenfianas e uenfianos, começamos a viver os culturais Pise na Grama. A cada quinze dias, nos gramados dessa Universidade nos reuníamos em torno do barracão do DCE para ouvir boa música, ver intervenções cênicas, arte circense, conversar, interagir, brincar e tornar possível uma importantíssima função da Universidade Pública: Espaços de Cultura !
Os culturais aos poucos foram se tornando populares e atraiam, cada vez mais pessoas. As famosas quartas-feiras, apesar do grande público, continuaram sendo divertidas e sem nenhum tipo de violência.

Mas a história do Cultural não é um conto de fadas ...

Misteriosos acontecimentos começaram a surgir a partir de 2008, como por exemplo apagões, fotos por detrás de árvores e fechamento dos portões da UNIVERSIDADE PÚBLICA. Em todos esses episódios “sombrios” o DCE foi atrás de explicações chegando aos responsáveis.
A calmaria então se fez. O acampamento passou e seu objetivo - a construção do bandejão - foi alcançado. O Restaurante Universitário será construído na área onde hoje se encontra o barracão, sede do DCE.

O Barracão vai cair: A despedida...

Chegou a hora da despedida do nosso querido barracão - dia 25 de março de 2009.
O primeiro cultural do ano acontecia tranquilamente, os estudantes estavam visivelmente muito emocionados, afinal será derrubado o maior símbolo da luta do movimento estudantil da UENF, e ao mesmo tempo o nosso tão sonhado bandejão irá acontecer. Uma linda e grande ciranda formou-se em volta do barracão, entre risos e choros todos participaram do ato.
Quase ao fim do cultural, os alunos que já estavam dentro do DCE foram surpreendidos por chamas que vinham do barracão vizinho que já havia sido, em parte, demolido. Os seguranças já estavam perto, e tentaram controlar com extintores, os alunos se aproximaram e ligaram para os bombeiros, ninguém acreditava no que via. Da boca dos bombeiros ouvimos que aquilo não era um incêndio acidental.

Então nos perguntamos: Que tipo de pessoa faria algo de tamanha irresponsabilidade?

Essa ação inconseqüente, poderia ter prejudicado não só os seguranças - que não têm seus empregos garantidos pelo Estado e que são responsáveis por guardar o patrimônio - como também a nós, do movimento estudantil da UENF, que há tanto tempo lutamos pela cultura e pela Universidade Publica de Qualidade.
O que aconteceu nesta ultima quarta-feira foi um crime e nós, membros do DCE, representantes do CONSUNI e todos os estudantes presentes no momento do incidente, assim como vocês, queremos saber: QUEM SÃO OS CULPADOS?

Diretório Central dos Estudantes – UENF.

Universidade Pública de Qualidade - Dever do Estado Direito do CIDADÃO.

Nenhum comentário: