Ida à ALERJ:
Ontem, 8 de outubro de 2008, os estudantes da UENF foram à ALERJ por ocasião da reunião com a Comissão de Educação para discussão do orçamento da instituição em 2009. Além dos estudantes também compareceram o SINTUPERJ, a ADUENF e a Reitoria.
Apesar do tema principal da reunião ser o orçamento de 2009, as mobilizações estudantis fizeram efeito, garantindo que o grande debate na verdade fosse o BANDEJÃO da UENF!
Os estudantes foram à ALERJ munidos de 4 ofícios que foram apresentados a todos os presentes. Os ofícios eram pedidos de reunião com a Comissão de Educação, na pessoa do deputado Comte Bittencourt (presidente da comissão), reunião com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, com a Secretaria de Planejamento e com o Tribunal de Contas do Estado, o famoso TCE. Os estudantes apresentaram os ofícios que possuem 1 mês de envio e que até hoje não foram respondidos por nenhum deles!
Os deputados tiveram dificuldades para pronunciarem com pompa as razões para o DESCASO com que tratam o movimento estudantil da UENF e de todo o Estado do Rio de Janeiro.
Outros dois ofícios foram apresentados, nos quais o DCE e o representante discente no Conselho Universitário (CONSUNI) perguntam à reitoria o que foi ou será feito com os 3,5 milhões que não serão gastos com o que deveria - O Bandejão. Estes documentos também foram enviados há 1 mês e também não foram respondidos até agora. Quer dizer, Estado e Reitoria tentam ignorar os Estudantes!
Estudantes se Preparam enquanto Companheiro da ADUENF se Expressa
A Reitoria Mentiu todo esse tempo:
O Presidente da Comissão de Educação, Comte Bittencourt, perguntou porque a reitoria esperou tanto para abrir o edital se a verba já estava liberada. O Reitor informou que fez assim porque não poderia abrir o edital antes da verba chegar de fato à universidade. Esse argumento que o Reitor vem dando desde nossas primeiras mobilizações é falacioso! A verba chegou à universidade no dia 8 de julho de 2008 e a licitação só irá se concluir (oxalá que se conclua) em 13 de outubro! A licitação já poderia estar sendo encaminhada, segundo a ALERJ, desde janeiro do ano corrente!
Por que a Reitoria não Licitou logo?
A reitoria não procedeu dessa forma por má vontade política. O reitor queria aproveitar a verba conquistada pelos estudantes para gastar em outros projetos que até hoje não sabemos quais! Quer dizer, com o argumento de que não daria tempo para fazer toda a obra do Bandejão este ano, o Reitor enrolou a licitação utilizando-se do TCE (que embargou a primeira licitação, atrasando a obra em mais de 2 meses) para poder dar fins sombrios aos 3,5 milhões que até agora não sabemos aonde foram parar!
Mais uma vez a reitoria se contradiz, dessa vez perante a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Onde ficamos sabendo, então, que a licitação já poderia estar sendo feita desde janeiro, mas que o nosso reitor simplesmente preferiu começar só em 21 de julho e terminar só em 13 de outubro!!!

O Presidente da Comissão de Educação "Explicando as Coisas" para O Reitor
Reiteramos o chamado aos estudantes da UENF para fortalecerem o Movimento Estudantil:
Devemos ocupar os espaços que nos é de direito e ampliá-los! Para que decisões como essa não sejam feitas dentro de salas pequenas e longe dos cidadãos que compõem a Universidade! Devemos lutar pela paridade na eleição para Reitor! Só assim seremos tratados com mais respeito! Devemos também lutar pela paridade nos conselhos deliberativos! O CONSUNI, o COLEX e o COLAC! Bem como pelo direito de votarmos para Coordenador de Curso!
Os Estudantes são a Maioria, mas são Passados pra Trás pela Burrocracia Universitária!
Devemos tirar da audiência que esta constituiu uma grande vitória! Onde a reitoria foi desmascarada nos seus fracos argumentos. Devemos tirar ainda a percepção da força do movimento estudantil, que foi às ruas com 3 centenas de cidadãos reclamar os seus direitos, e que está acampado no pátio da reitoria há exato 1 mês! No entanto, ainda temos muitas bandeiras por conquistar! A paridade, a garantia de um bandejão Público e Gratuito, o Alojamento, o Reajuste das Bolsas, Mais Esporte no Campus, Mais Espaço de Convivência, Mais Eventos Culturais!! Devemos também reivindicar que os 5 milhões sejam gastos com O Bandejão se não neste ano, no próximo, sem parar as obras!
Em breve organizaremos uma grande assembléia para conversar com os estudantes e dar prosseguimento às atividades do movimento estudantil.
Aguarde novas informações no Blog!
Saudações Estudantis!!!